Video of Day

17:12
0
12/08/2013 - Prefeitura Municipal de Jandira|Secretaria de Comunicação
08-08-13-Jandira leva alunos da rede municipal de ensino ao Instituto 5 Elementos-PMJ (3)A Prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria de Educação, começou esta semana a levar alunos de EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) ao Instituto 5 Elementos-Educação para a Sustentabilidade, em Vargem Grande Paulista (SP). O programa começou na terça-feira, 6, e prossegue até 13 de setembro, em ônibus da empresa Ocean Tur, contratada pela Prefeitura no início do ano para o transporte de estudantes da rede municipal e atendimentos ao setor.

Até a tarde da sexta-feira, 9, as primeiras turmas a conhecerem o Instituto reuniram 320 crianças matriculadas nas unidades Monteiro Lobato, Moisés Cândido e Vivico Pereira.  Alunos das EMEBs Marcelo Faria, Alferes Henrique, Dolores Garcia, Ayrton Senna, Wilmar Soares e Francisco Tavares também terão a oportunidade de vivenciar uma experiência ambiental das mais agradáveis, como ocorreu no começo da tarde da terça-feira, 6, com colegas do quarto ano da Moisés Cândido. Durante o passeio sob a coordenação da supervisora de projetos Edvânia de Farias Santos, eles participaram de brincadeiras e atividades cujo intuito era despertar a observação para o que encontravam e percebiam ao redor, respeitar e interagir com os recursos naturais.
O aprendizado começou com a “Dança Circular”, ritual indígena que visa a estimular a integração entre o homem e a Natureza, mostrando que os dois têm o seu valor e que o equilíbrio entre ambos é indispensável para uma vida mais sustentável em todo o planeta. Houve, ainda, uma caminhada instrutiva em meio à mata ciliar que cerca o Instituto 5 Elementos, marcada por obstáculos que deram à expedição caráter de aventura. Após alguns minutos, fizeram uma pausa para refrescar os pés e tomar um gole de água em um tanque que abriga a nascente de um lago particular.
Antes de regressarem à Jandira, os alunos da EMEB Moisés Cândido conheceram espaços como o Jardim Espiral (que utiliza pneus entre os recursos de paisagismo) e um jardim de plantas medicinais. Em uma estufa, observaram uma araucária ainda jovem, de apenas trinta centímetros de altura. Durante a caminhada pelo bosque, eles haviam conhecido árvore mais antiga da mesma espécie e descobriram que ela leva quase 30 anos para alcançar a fase adulta.
Respeito à vida e à diversidade
O Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) - foi fundado em 1993, em São Paulo, com o propósito de semear conceitos e práticas voltadas à sustentabilidade, fomentar o debate e as ações sobre essas questões na sociedade e disseminar conhecimentos de modo a transformar a relação das pessoas com a natureza e o meio ambiente urbano.
Atuar com transparência, profundidade e criatividade faz parte da essência do Instituto, que aposta neste caminho para a construção de uma sociedade sustentável. Sua missão é contribuir para a transformação da sociedade rumo a práticas sustentáveis por meio do diálogo e da educação, praticando como valores o respeito à vida e à diversidade; compartilhar com a visão de sustentabilidade; ética; e criatividade.
As ações do Instituto Cinco Elementos são orientadas pelos princípios expressos no Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e de Responsabilidade Global; Carta da Terra; e Agenda 21 Brasileira. A meta é fortalecer a relação da sociedade com o meio ambiente; desenvolver e disseminar metodologias voltadas à sustentabilidade; promover e capacitar o protagonismo de lideranças.
São cinco os programas prioritários de atuação do Instituto para colocar em prática a missão, os valores, os princípios e os objetivos que preconiza e defende:
Água – Apoiar e fortalecer a gestão integrada, participativa e compartilhada das Bacias Hidrográficas;
Consumo Sustentável – Promover a sensibilização sobre os impactos do consumo e do desperdício sobre as pessoas e o meio ambiente;
Espaços Educadores – Criar espaços educadores socioambientais de promoção e valorização da sustentabilidade;
Cidades Sustentáveis – Incorporar aos ambientes urbanos a valorização da natureza, o uso de tecnologias sustentáveis e a corresponsabilidade cidadã;
Materiais Educativos – Produção de publicações, jogos, vídeos, banners que auxiliem a implantação de todos os programas institucionais.
Serviço:
Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade
Estrada Caucaia do Alto, 6.200, altura do KM 6,5 da Rodovia Raposo Tavares, Tijuco Preto, Vargem Grande Paulista, São Paulo, telefone/fax: 3871-1944

0 comentários:

Postar um comentário