Video of Day

17:02
0
     Em meados de 1822 a economia brasileira passava por momentos difíceis... A supremacia do açúcar brasileiro nas exportações havia acabado e não tinha nenhum substítuto agrícola pra recuperar as exportações...
    Havia um choque de interesses entre os latifundiários brasileiros e Portugal. No qual Portugal exigia que os produtores exportasse apenas para Corte Portuguesa.
    Essa discórdia gerou o desejo de Independência Brasileiro...
    Porém a elite brasileira preveniu-se deixando a população geral às margens desse acontecimento para manter a mesma estrutura econômica e social: Latifundiário, Escravidão e Monarquia.
    Exatamente em 7 de setembro de 1822 às margens do Rio Ipiranga Dom Pedro I, na presença de uma pequena comitiva, declarou a Independência do Brasil.

    A Independência do Brasil não mudou as condições de vida da maioria da população. Os trabalhadores continuaram apenas trabalhando para sobreviver e os escravos negros continuarão a serem mal-tratados.


Esse resumo da História da Independência é apenas pra mostrar que muitas coisas não mudaram.
Existe muitas semelhanças com os dias atuais:
Crises econômicas, subordinação aos países "ricos", sociedade alienada aos fatos políticos importantes para o futuro do país...
Deixo aqui meu recado e meu alerta, AMO meu País mas como diz aquele velho jargão: 
"Um país que não conhece a sua história está fadado a repeti-la."

0 comentários:

Postar um comentário