Video of Day

15:03
0

 

137_anos_itapecericaEm 08 de maio de 1877, a Lei Provincial Nº33 eleva Itapecerica à categoria de vila. Apenas em 1944 a cidade ganhou o “sobrenome” da Serra para diferenciar-se do Município Itapecerica de Minas Gerais.

A história de Itapecerica teve origem no aldeamento indígena, por volta do século XVI. O Padre Belchior de Pontes administrava esse aldeamento que cresceu significativamente com a chegada dos índios da aldeia de Carapicuíba.

Segundo a lenda o nome Itapecerica originou-se quando dois índios caminhavam sobre uma enorme pedra, localizada no centro da cidade, onde corria um filete de água que tornava a enorme rocha lisa. Um deles escorregou e disse “ita” e o outro respondeu “pecerica”, assim ficando conhecido aquele lugar como Itapecerica, proveniente do tupi-guarani, que significa “pedra lisa”.

Itapecerica da Serra tem suas raízes originadas com a chegada dos padres jesuítas que foram personagens importantes para a formação do lugarejo que, com o tempo, começou a receber novos habitantes de lugarejos vizinhos. A segunda capela construída ao pé da colina onde estava localizado o aldeamento era feita de taipa e tinha a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, que atualmente é considerada padroeira da cidade.

Itapecerica é uma cidade com uma vasta miscigenação. Ao longo de sua história recebeu de braços abertos imigrantes vindos da Alemanha, Espanha, Síria e Líbano e Japão. Cada povo deixou um pouco de sua cultura gravado na história da cidade.

 

Parabéns Itapecerica por seus 137 anos de emancipação político-administrativa.

0 comentários:

Postar um comentário