Video of Day

03:59
0
579547slide3
Vereador Paulo Félix é ovacionado em Sessão Solene

Domingo, dia 06/05, a Câmara Municipal de Taboão da Serra, instalou a 3ª Sessão Solene no Centro Cultural e Lazer Carlos Drumond de Andrade (CEMUR). Em uma solenidade especial os vereadores entregaram ao colega Paulo de Souza Félix o título de Cidadão Taboanense. Estiveram presentes os vereadores Macário, Cido, Wagner Eckstein, Ronaldo Onishi, Alberto Queiroz, Aprígio e Olívio Nóbrega participaram da sessão. Os ex-vereadores Antônio Fenólio, Arlete Silva, Eunício e Said Jorge de Moraes, além do ex-prefeito Fernando Fernandes, personalidades históricas da cidade também compareceram a sessão.
Em um momento de emoção e saudosismo, Paulo de Souza Félix comunicou que oficialmente que está deixando a vida pública. O parlamentar marcou época na Câmara Municipal de Taboão da Serra, ele está a 26 anos no Poder Legislativo.
Cerca de 600 pessoas lotaram o Cemur e prestigiaram a entrega do título. Diversas lideranças políticas compareceram, mas a população, principalmente a mais carente, foi a que lotou o local. Em todos seus mandatos, Félix teve uma destacada atuação política, mas sua principal bandeira sempre foi à habitação.
O ex-vereador Antônio Fenólio, que também já recebeu o título de cidadania, parabenizou Paulo Félix pela homenagem e elogiou a atuação do colego no parlamento. Fenólio relembrou frases antológicas, de brigas e discussões que os dois tiveram em três mandatos onde dividiram o plenário. “É uma justa homenagem a um dos maiores defensores do legislativo, de forma simbólica, representando os ex-vereadores, eu voto sim”, disse.
O vereador Ronaldo Onishi salientou a importância da mulher de Paulo Félix em sua vida pública, e pediu a todos que aplaudissem de pé, Cida Félix. “Um grande homem que tem ao seu lado uma grande mulher, ela também merece esse titulo”, completou Onishi.
Já o vereador Aprígio, destacou a importância do trabalho de Félix nesses 26 anos de mandato como vereador. “Muitos equipamentos públicos a cidade de Taboão da Serra ganhou com o trabalho de Paulo, ele participou de muitos projetos e a cidade cresceu também com o trabalho deste vereador”, destacou José Aprígio.
O Presidente da Câmara Municipal, José Macário foi enfático ao denominar o colega Paulo como seu professor político. “Para os vereadores de primeiro mandato assim como eu, Paulo de Souza Félix, foi, é e sempre será um professor da política taboanense”, disse Macário.
Paulo Félix foi o último a falar, com direito a uma queimada de fogos, no início do seu discurso chamou toda a sua família e soltou uma das suas frases mais conhecidas. Citando o título do livro do escritor americano Ernest Hemingway, Félix disparou em espanhol: “por quién doblan las campanas. Pela primeira vez sinto que os sinos dobram por mim”.
Muito emocionado, Félix chorou diversas vezes na tribuna. “Foi na tribuna da Câmara que eu anunciei o nascimento dos meus filhos, dos meus netos. E hoje estou aqui para anunciar a minha saída da vida pública”.
Félix lembrou ainda de sua carreira, de sua luta pela habitação e agradeceu a população que o elegeu seis vezes. “O povo de Taboão da Serra me deu seis mandatos. Devo tudo ao povo de Taboão da Serra”.
Em seguida, Félix recebeu das mãos do presidente da Câmara Municipal, José Macário, o título de cidadão taboanense. Os moradores subiram no palco para abraçar e parabenizar Félix.

Sobre Paulo de Souza Félix
Paulo é a história política viva de Taboão da Serra. Morador da cidade desde 1964 foi um dos grandes combatentes da ditadura militar dentro do município. Sua história se confunde com a do município de forma heróica e brava. Sempre envolvido com a política local em 1982, na sua primeira tentativa foi eleito vereador, sendo o mais votado do seu partido.
Dois anos depois, em 1984, participou ativamente das campanhas diretas já, que acelerou o processo de democratização do país. Em 1988 foi novamente reeleito e mais uma vez o mais votado do seu partido.
Em 1990 Paulo Félix resolve atender ao pedido de inúmeras lideranças e é candidato a deputado federal. Apesar da sua ótima votação em toda a região, ficou como suplente e continuou o seu trabalho em Taboão da Serra e na câmara municipal.
O Ano de 1992 ficou marcado como uma das eleições mais disputadas em Taboão da Serra e mais uma vez, Paulo Félix foi eleito vereador, sendo, novamente, o mais votado do seu partido. Pensando em planos maiores para a cidade, candidata-se a vice-prefeito e sua chapa recebe pouco mais de 25 mil votos. Apesar da ótima votação fica em segundo lugar.
Nos três primeiros mandatos nosso homenageado se destacou como uma das mais fortes lideranças políticas na câmara municipal. Entre os muitos cargos exercidos por ele se destacam a vice-presidência da câmara, a presidência de inúmeras comissões permanentes entre elas a comissão de justiça e a de finanças e orçamento. Entre seu trabalho foi o autor da lei que acabou com a aposentadoria dos vereadores com oito anos de mandato.
Quatro anos mais tarde, mais maduro, Paulo Félix retorna a Câmara Municipal aclamado pela população como o vereador mais votado de toda a história da cidade no ano de 2000.
Com um projeto inovador de administração, foi eleito presidente da câmara e comandou o poder legislativo até o final de 2002. Nos dois anos em que administrou o parlamento taboanense, cortou gastos, reduziu a folha de pagamento, e levou modernidade no atendimento da população, criando o site da câmara. Seu trabalho foi reconhecido até mesmo por seus adversários políticos.
Graças a um forte plano de governo desenvolvido durante vários anos e a diversos projetos de lei, seu nome apareceu como um dos mais cotados para sucessão municipal. Mesmo com grandes chances, ele preferiu continuar no poder legislativo e saiu candidato a vereador. A população mais uma vez reconheceu a sua liderança e o elegeu com a segunda maior votação das eleições de 2004: 3.694 votos.
Em 2007, foi novamente reeleito e atualmente ocupa o seu sexto mandato como vereador de Taboão da Serra.
 
 
­­­­(Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Taboão da Serra)

0 comentários:

Postar um comentário