Video of Day

13:36
0
Pedalando no espaço sideral e falando com Deus


Plutão
Sua descoberta foi semelhante à de Netuno. Foi descoberto matematicamente através das pequenas perturbações existentes nas órbitas de Urano e Netuno e a primeira imagem visual do planeta foi obtida através da comparação de fotografias 18 de fevereiro de 1930. O planeta mais distante da Terra pode ser detectado por muitos instrumentos e, inclusive por telescópios amadores através de processos fotográficos especiais. A facilidade atual de sua observação é por causa da grande excentricidade de sua órbita. Dede 1989 ele é o penúltimo planeta do sistema solar e permaneceu nessa situação até 14 de março de 1999. Essa aproximação aumentou sua luminosidade em até oito vezes. A partir dos anos 70 é que se obteve dados sobre a superfície desse planeta. Foi detectada a presença de metano congelado a uma temperatura de -210°C e uma fina camada atmosférica supostamente de metano gasoso. Seu tamanho é inferior à Lua. Em 1978 foi descoberto um satélite no planeta por J. Christy. Este foi batizado com o nome de Caronte. Uma série de fotos revelam que sua translação é cerca de 6,39 dias, que parece coincidir com a rotação do planeta. Se confirmada, essa coincidência será única no sistema solar, ou seja, o satélite nunca nasce nem se põe.
Navegando na Via Láctea estou entrando em Plutão, aquele planeta que vocês terráqueos não querem nem saber mais, por isso eu quero conhecê-lo. Um lugar diferente, parei num plutuano e deparei-me com um viajante que morou um tempão aí na Terra, ele me disse que sempre vai aí, mas vocês não sabem quem é ele. Como ele é sábio, me contou um segredinhos, inclusive algumas dicas: "Não escreva nada que você ê, basta você falar, passei alguns anos naquela terra, apenas falei, não escrevi nada, aquele povo adora matar e brigar, são guerreadores, meu primo falou: "Eles não sabem o que fazem! Que tal você mudar o nome de Plutão para Rattão, basta dizer a eles: Agora eu estou em Rattão, o plutãozinho de vocês terráqueos". Tomamos um café daqui chamado de IIVIIIVIIIIIV e ele partiu, mas du-me uma dica: "O que você quiser lá na Terra, basta viajar no cosmo, estamos adiantados 100 mil anos na frente daqueles terráqueos, estou sempre por lá, mas odeio aquele povinho. Quem adora eles é o meu inimigo Kankão, depois eu te falo quem é esse tal de Kankão, boa estadia em Rattão (Plutão). Não escreva nada do eu te falei e o seu nome eu falo quando e voltar, a minha missão é longa. Aí o cara foi embora no seu foguete azulado.

0 comentários:

Postar um comentário