Video of Day

06:37
0
|extraído do Portal da PMETEA

ideb embu (1)A cidade de Embu das Artes superou, pelo terceiro ano consecutivo, a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A meta era de 5.3 e os estudantes da rede municipal ficaram com a média 5.5, acima do índice nacional, que ficou em 5.2. O prefeito Chico brito, enquanto gestor e educador, vem cumprindo seu papel para  alcançar  este resultado, investindo fortemente em ações para garantir a inclusão social e cidadã de nossos estudantes.
Na última edição do exame, em 2011, os estudantes da rede municipal superaram a meta do Ideb no País. Os alunos do 5º ano atingiram 5.3 em comparação a média nacional, que foi 5.0.  A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anaresc), também conhecida como Prova Brasil, foi aplicada em novembro de 2013 para cerca de 5.500 alunos do ensino fundamental. Os estudantes responderam a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática na resolução de problemas. A prova é aplicada tanto para a rede pública quanto para a rede particular.
Para garantir que o índice se mantenha em crescimento, o Governo Municipal investe cada vez mais no ensino de qualidade. Todos os anos, os estudantes recebem  material completo e de qualidade, da fase IV à Educação de Jovens e Adultos.  Desde 2009, as escolas municipais estão inseridas no projeto “Refeição nas Escolas”, que traz o método “self-service” para todas as escolas com o objetivo de ensinar ao estudante a montar o próprio prato e a comer todos os tipos de alimentos. Além de criar esta autonomia, a criança se alimenta de produtos orgânicos, escolhidos por técnicos do Departamento de Alimentação Escolar. E não para por aí:
- 59 lousas digitais, que atendem mais de 6 mil estudantes;
- reforma e reconstrução das escolas municipais;
- implantação do transporte porta a porta, mais de 4.700 alunos atendidos;
- distribuição gratuita de mais de 170 mil livros infanto-juvenis, beneficiando 22 mil estudantes.
A rede de ensino da cidade de Embu das Artes tem, ao todo,  72 escolas municipais, entre diretas e as conveniadas, beneficiando 25.654 crianças, jovens e adultos. O Governo Municipal também ampliou as vagas em todas as modalidades de ensino, com destaque para as creches: em 2013, mais de 4700 crianças foram matriculadas.
Conhecendo o índice
O Ideb é indicador da qualidade da educação utilizado no mundo, numa escala de 0 a 10. O Ideb, realizado a cada dois anos, avalia, no fim do primeiro ciclo (5º ano) do Ensino Fundamental, os índices de retenção e aprovação, ou seja, o número de estudantes que entram na rede e seu desenvolvimento, para comprovar, ao garantir acesso, se as crianças estão mesmo aprendendo. Além disso, também avalia a gestão pública da Educação no município. Até hoje, nenhum país chegou ao índice 10 nesse sistema de avaliação da educação.



Leia também:  Ensino de Taboão da Serra supera região e Brasil no IDEB
 

Technorati Marcas: ,,










0 comentários:

Postar um comentário