Video of Day

São Lourenço foi o primeiro dos Diáconos tinha grande amizade com o Papa Sisto II, tanto assim que ao vê-lo indo para o martírio falou: "Ó pai, aonde vais sem o teu filho? Tu que jamais ofereceste o sacrifício sem a assistência do teu Diácono, vais agora sozinho, para o martírio?". E o Papa respondeu: "Mais uns dias e te aguarda uma coroa mais bonita!". São Lourenço era também responsável pela administração dos bens da Igreja que sustentava muitos necessitados.

Diante da perseguição do Imperador Valeriano, o prefeito local exigiu de Lourenço os tesouros da Igreja, para isto o Santo Diácono pediu um prazo, o qual foi o suficiente para reunir no átrio os órfãos, os cegos, os coxos, as viúvas, os idosos... Todos os que a Igreja socorria, e no fim do prazo - com bom humor - disse: "Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda parte".

Sentindo-se iludido, o prefeito sujeitou o santo a diversos tormentos, até colocá-lo sobre um braseiro ardente; São Lourenço que sofreu o martírio em 258, não parava de interceder por todos, e mesmo assim encontrou - no Espírito Santo - força para dizer no auge do sofrimento na grelha: "Vira-me que já estou bem assado deste lado".

Existem diversas  histórias sobre a origem do nome da cidade, a mais difundida entre os moradores é a seguinte:
Conta a história da cidade de São Lourenço, que no início do século XIX, um caçador chamado Lourenço se  perdeu na mata. Seus companheiros voltaram a Itapecerica da Serra, em busca de ajuda. Após alguns dias Lourenço foi encontrado muito debilitado. Após sua recuperação o caçador construiu, no local que o encontraram, uma capela para agradecer a São Lourenço, a partir desse momento iniciaram as primeiras habitações.

O que podemos afirmar é que São Lourenço é uma cidade espetacular. Com grandes riquezas naturais, pouco aproveitada pelo poder público. Se houvesse um grande investimento em ecoturismo São Lourenço poderia ser uma referência na região. Fica a sugestão aos governantes dessa bela cidade.




Bairro Morro Grande. Arquivo Pessoal




Bairro Morro Grande. Arquivo Pessoal



0 comentários:

Postar um comentário