Video of Day

14/05/2013 - Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra|Departamento de Comunicação Social

Apresenta º úo de Valdeck de Garanhuns - 2
Apresentação do artista Valdeck de Garanhus
Como parte da comemoração de aniversário dos 136 anos de emancipação político-administrativa, a Prefeitura de Itapecerica da Serra trouxe à cidade a apresentação do artista Valdeck de Garanhus com seu Teatro de Mamulengos.
“A proposta da Secretaria de Cultura é estar sempre trazendo atrações de qualidade e incentivando as manifestações artísticas dentro do nosso município. Nesse momento tão importante para a nossa cidade, que comemora mais um aniversário, a Cultura não poderia estar ausente. Estamos muito contentes por poder fazer parte desta festa em homenagem a Itapecerica”, disse o secretário de Cultura, Paulo Esteves Guedes.
Mamulengo é uma forma de arte popular da cultura nordestina. É um teatro de bonecos, conduzido com as mãos na linha dos fantoches, mas com uma estrutura própria, da qual fazem parte: histórias, lendas, linguagem própria, personagens fixos, pancadarias, picardia, música, dança etc...
O Teatro Popular tem muita ação, beleza e graça.O Mamulengo consegue educar e divertir desde a pequena criancinha até o mais idoso, independente de cor, sexo ou classe social. Através dele o expectador é transportado para a fantasia mágica do teatro e fica ao mesmo tempo entre o sonho e a realidade, extasiados pela dinâmica e a simplicidade desse brinquedo do povo.É um brinquedo com seu jeito próprio de ser, inigualável na dinâmica, simplicidade e alegria.
Valdeck de Garanhus é um artista polivalente e faz de sua arte um instrumento de educação e divulgação da cultura brasileira. Valdeck é mamulengueiro, poeta, compositor, ator e artista plástico. Suas obras integram inúmeras coleções particulares e os acervos de museus na Alemanha e Estados Unidos
“É um artista renomado e conhecido em todo o país e até no exterior. A prefeitura trouxe para que os munícipes possam conhecer o trabalho dele e ter essa experiência ímpar”, finalizou a diretora de Cultura, Maria das Dores (Dora Martins).

0 comentários:

Postar um comentário