Video of Day

17:42
0
24/05/2013- Portal do Governo do Estado de São Paulo

Trabalho será executado no próximo domingo, dia 26; moradores da região devem usar água com moderação

A Sabesp instala no próximo domingo, 26 de maio, um novo gerador elétrico na ETA (Estação de Tratamento de Água) Alto Cotia. A iniciativa visa garantir o abastecimento dos moradores em caso de falta de energia e continuar assegurando a confiabilidade no sistema.

Para que os serviços sejam executados, será necessário interromper o abastecimento no domingo, das 7h às 14h. O fornecimento de água começará a ser normalizado a partir desse horário. Serão afetados os municípios de Cotia, Itapecerica da Serra e Vargem Grande Paulista e os bairros Capuava, Chácara Uirapuru, Itatiaia, Itatuba, Jardim Green Valey, Jardim Santa Luzia e Vale do Sol, em Embu-Guaçu; e Jardim Rosemary e Parque Suburbano, em Itapevi.

Os casos de emergência serão atendidos pela Central de Atendimento 195, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. A ligação é gratuita.

Durante o período, a Sabesp recomenda que os moradores usem água com moderação. Para isso, a companhia lista algumas dicas:

- tome banhos mais curtos e feche o registro durante o ensaboamento;

- deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;

- lave o carro em outra data - e evite usar a mangueira para isso, prefira um balde com água;

- deixe para lavar a calçada ou o quintal em outro dia - e lembre-se de usar uma vassoura e um balde com água, não a mangueira;

- dê preferência para lavar a roupa e a louça em outro dia ou use a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;

- antes de lavar a louça, retire e excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar.

Resultados das dicas de economia

Dicas de uso racional da água geram ótimos resultados. Banhos com aquecedor por 15 minutos, por exemplo, consomem 135 litros de água em uma casa. Se fecharmos o registro durante o ensaboamento e reduzirmos o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.

Outra dica importante é na hora de lavar o carro. Prefira usar um balde e um pano em vez da mangueira. Se a lavagem dura 30 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto de água pode chegar a 560 litros. Com o balde, cai para 40 litros.

Antes de lavar a louça, limpe os restos de comida e feche a torneira: o consumo pode cair de 240 litros para apenas 20 litros. Molhe as plantas de preferência à noite e prefira um regador à mangueira, que pode gastar até 190 litros em 10 minutos.

A água das piscinas montadas principalmente para uso das crianças também pode ser mais bem aproveitada: depois do banho para se refrescar, use a água para lavar o quintal, por exemplo.CARIMBO

0 comentários:

Postar um comentário