Video of Day

13:00
0

A nossa homenagem a querida Taboão da Serra, minha cidade!

clip_image002           A nova Taboão e as autoridades: clip_image004o governador Alckmin, Aprígio e Cido

Nossa árvore

Taboão da Serra tem a primazia de ser um dos poucos municípios que se orgulha de ter sua árvore símbolo, e existente e vigorosa até hoje: é uma pitangueira que tem historia.

Consta estar correndo o ano de 1938 e sendo aniversario de seu marido, José André de Morais, proprietário de um botequim local, a sua esposa,Dr. Catarina Morais de Oliveira, querendo festejar essa data, plantou uma pitangueira, no meio da rua e em frente ao estabelecimento comercial.

Vindo o progresso, a pitangueira não poderia continuar aonde estava e fazer-se ia necessário sua remoção.

E isso então foi feito, pois ela foi tirada daquele local e plantada novamente no meio da rua. Só que desta vez na Rua Tereza Maria Luizetto, antiga Rua Santa Terezinha. Esta pitangueira comemora, hoje, seu cinquentenário de existência.

O Pirajuçara

O Rio Pirajuçara começa no município e percorre alguns quilômetros, irrigando boas terras, desaguando no rio Pinheiros. Existia uma grande paineira em terras taboanenses, paineira essa cantada em verso e prosa pelos boiadeiros que dela se serviam para orientação quando, usando o leito para navegação ou suas margens para a caminhada, subiam pelo rio Pinheiros e daí prosseguiam pelo Pirajuçara até sua cabeceira, onde existiam varias tribos de índios.

Morro do cristo

Braços abençoado o povo taboanense sobre o morro, o Cristo Redentor.

Grande atração turística de nossa cidade, localiza – se num dos pontos mais altos, tende avistar – se Taboão e parte da Capital.

O morro chamava – se Morro dos Desboados e possuía em cimo uma enorme e destacada árvore que servia, despontando por dentro da mata virgem, de orientação aos carreteiros e lenhadores venturavam pelas terras de que na época colonial se a Taboão.

Reminiscências

A primeira verba para Taboão da Serra ou seja, os primeiros R$ 500,00 de renda, só foram liberados pela Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra em 1962.

A primeira ambulância adquirida pela Prefeitura Municipal foi comprada do Sr. Antonio Soares de Azevedo pela importância de R$ 200,00. Só que não era uma ambulância, mas um veículo que servia para a entrega de pães, sendo adaptado para o transporte de enfermeiros;

Primeiro ônibus

O primeiro ônibus que ligava Taboão a Caxingui – Pinheiros. Era da Empresa de Auto – Ônibus Emilio Guerra ltda. Seu motorista chamava – se Antonio Salvador Pinto, apelidado de Pinduca, já falecido morador em Cotia. Este moderníssimo ônibus que atendia nossa população, na maioria das viagens, saia vazio do ponto inicial do Largo do Taboão, ao lado da bomba de gasolina.

Hino a Taboão da Serra

O Hino de Taboão da Serra foi composto em 1960 por Waldemar Gonçalves e Miguel Martins.

“Taboão, nas noites de lua

Banham suas ruas

De amor e canções

As festas e romarias

Dão colorido

As fantasias

Taboão, Taboão

Cabe inteirinho no meu coração

Taboão nas suas serestas

Nas noites de festas

Se reveste de luz e esplendor

Também tem no alto do morro

De braços abertos

Nosso cristo redentor.

Taboão, teu lindo perfil

Teu céu cor de anil

Teu povo gentil

Taboão, és um pedacinho

Tão lindo e querido

Do meu grande Brasil.

 

Matéria Publicada na Edição 160 do Jornal O Ratual.

0 comentários:

Postar um comentário